Um militar envolvido na investigação sobre a queda do Airbus A320 da Germanwings nos Alpes franceses afirmou nesta quarta-feira que um dos pilotos deixou a cabine antes de o avião perder altitude. E não conseguiu voltar ao cockpit. A informação surgiu a partir de dados do registro de voz.
"O homem do lado de fora está batendo na porta, sem resposta. E então, ele começa a bater com mais força, ainda sem conseguir uma resposta. A resposta nunca vem", disse a fonte, segundo o jornal The New York Times. "Dá pra ouvir que ele está tentando derrubar a porta".
Na descrição feita pela fonte do jornal americano, na parte inicial do voo entre Barcelona, na Espanha, e Dusseldorf, na Alemanha, é possível ouvir uma conversa "tranquila" entre os pilotos. Até o momento em que o áudio indica que um dos pilotos deixa a cabine e não consegue entrar novamente.
"Ainda não sabemos por que um deles saiu. Mas o que é certo é que, no final do voo, o outro piloto estava sozinho e não abriu a porta", disse o investigador.
A informação trazida pelo investigador só aumenta o número de perguntas sem resposta sobre o desastre que deixou 150 mortos nesta terça-feira. Em nenhum momento durante a descida houve qualquer comunicação a partir da cabine com as torres de controle. Nenhum sinal de emergência foi emitido.
As autoridades francesas deram poucas informações sobre a natureza da informação recolhida a partir da caixa-preta recuperada do local da queda. A agência francesa de investigação de acidentes aeronáuticos (BEA) confirmou apenas que vozes humanas e outros sons da cabine foram detectados e seriam analisados detalhadamente.
Ao ser questionada sobre novas pistas sobre o que aconteceu, a partir da gravação, a porta-voz da agência, Martine del Bono, não quis comentar. "Nossas equipes continuam a trabalhar na análise do CVR", disse, referindo-se ao cockpit voice recorder. "Assim que tivermos informações precisas pretendemos convocar uma entrevista coletiva".
Apenas uma das caixas-pretas foi recuperada até o momento. A outra, que registra os dados do voo, ainda não foi encontrada.

0 comentários:
Postar um comentário