Com um rugido ensurdecedor, a sonda Mars Orbiter foi lançada a partir da base espacial de Sriharikoa às 14h38 (horário local). Um foguete da ISRO lançou a sonda em uma jornada que deve terminar no dia 24 de setembro de 2014.
Uma vez na órbita de Marte, a sonda irá explorar com seus cinco instrumentos científicos as características da superfície do planeta vermelho e sondar sua atmosfera para procurar por sinais do gás metano, que pode ou não ser proveniente da atividade de microrganismos.
Se a sonda chegar em Marte, ela vai fazer da Índia o quarto país (ou colaboração de países) que conseguiu chegar ao planeta vermelho, depois da ex-União Soviética, Estados Unidos e Europa. Quase dois terços das 51 missões já lançadas a Marte falharam.
A sonda de 73 milhões de dólares pesa 1.35o quilos, foi produzida em tempo recorde e com um orçamento reduzido. A missão foi anunciada há 15 meses pelo primeiro-ministro Manmohan Singh pouco tempo após o fracasso de uma missão espacial chinesa, que não conseguiu manter sua trajetória para Marte. [Space]
0 comentários:
Postar um comentário